sexta-feira, 12 de abril de 2013


Despedidas
        
Analisando toda a pesquisa realizada e postada em nosso blog, concluímos que conseguimos responder aos questionamentos que deram início a esse projeto.
Pudemos compreender que nos dias atuais, onde os meios de comunicação nos conectam a tudo e a todos, as áreas onde um pedagogo pode atuar são inúmeras. Vão desde o trabalho em contextos escolares como um todo à empresas e instituições das mais variadas atuações.
Percebemos que independente da área escolhida o papel do pedagogo está conectada ao processo de ensino aprendizagem, e como ele pode ocorrer de forma permanente e significativa. O que muda é o local onde este processo ocorrerá e o público a que se destina.
Quanto ao psicopedagogo descobrimos que este profissional, que se forma em um curso de pós graduação, por ter uma ação conjunta com a Psicologia pode atuar em consultórios atendendo o aluno que apresentam algum tipo de dificuldades em seu desenvolvimento escolar, em um trabalho que envolve a família da criança. Atividade que pode acontecer dentro da escola também. Esse atendimento será voltado para o estudo das questões relacionadas à afetividade e à cognição e como isso se reflete na vida escolar da criança.

Embora tenhamos encontrado as respostas para nossos questionamentos iniciais, temos a certeza de que muitos outros surgiram e surgirão ao longo do curso e de nossa vida. A única certeza que temos é que para realizar bem nossas atividades profissionais e pessoais nunca devemos deixar de buscar o conhecimento.
Se saber capaz de ser melhor, fazer melhor, compartilhar nosso melhor e aprender sempre mais é uma das conquistas alcançadas neste projeto.


Concordando com o filósofo John Dewey, este trabalho não foi preparação para a vida, foi a própria vida.   

Até a próxima!!!




Um comentário:

  1. Olá Sheila,

    Perfeita a sua conclusão, realmente nossos questionamentos foram respondidos. No entanto sabemos que eles não param por aqui, esse projeto deixou gostinho de quero mais... Mas saber, mas conhecer, mas questionar...
    E a frase de John Dewey casou perfeitamente comigo, esse projeto foi o questionamento da minha própria vida, é o eu precisava e queria saber.

    Até a próxima...

    ResponderExcluir

Olá,
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.
Assim que possível atenderemos sua solicitação.
Att,
Grupo Pedagogiando Uerj