quarta-feira, 3 de abril de 2013


Pedagogo é sinônimo de professor?

Sim e não.
Primeiramente deve ficar bem claro que todo pedagogo é formado para ser professor (se já não o for), podendo atuar como docente se assim o desejar. Porém nem todo professor é pedagogo.
No Brasil o curso Normal, é oferecido no Ensino Médio (atualmente com duração de 3 anos). Ao concluir o curso o aluno já é considerado professor. Professores também são formados em Nível Superior em cursos de Licenciatura.
O pedagogo é formado em um curso de graduação (Nível Superior) podendo ter como formação mínima anterior somente a conclusão do Ensino Médio (seja ele de formação específica, técnica ou geral). 
O número de pedagogos que atuam em contextos não escolares vem crescendo a cada dia e muitos graduandos do curso de Pedagogia também não pretendem atuar em escolas.
É justamente sobre essa busca crescente por novas áreas de atuação que este presente trabalho/projeto/blog pesquisa e divulga.   
     

Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheila,
    Só para esquentar um pouco nossa pesquisa, irei colocar aqui alguns conceitos científicos do ser pedagogo e do que é pedagogia, pois, acredito que irá contribuir para um melhor entendimento do leitor.
    Encontrei as seguintes definições:

    "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino"
    Fonte: Dicionário Michaelis;

    O que é ser pedagogo?
    O pedagogo é o profissional especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Ele precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo e capaz de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional.
    Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/pedagogo;


    Pedagogia: Segundo o dicionário Aurélio é “a teoria e ciência da educação e do ensino. Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. O estudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios (processos e técnicas) mais eficientes para efetivar estes ideais. Por fim, profissão ou prática de ensinar”.
    Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/reflexoesacerca.htm;

    Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia.

    Espero que tenha sido útil para cada leitor sedento pelo mundo da pedagogia.
    Lembre-se: você se tornará um profissional com excelência em educação, então, vá em frente e pesquise, descubra, realize, aprenda e reaprenda!!!

    ResponderExcluir

Olá,
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.
Assim que possível atenderemos sua solicitação.
Att,
Grupo Pedagogiando Uerj