sábado, 30 de março de 2013


Ao passar pelo vestibular e iniciar uma longa jornada de descobertas ao longo do curso superior, muitos estudantes começam uma intensa busca por estágio e posteriormente por emprego.
 Mas quando se trata do curso de pedagogia, uma grande camada de estudantes e curiosos é pega de surpresa ao saber que esse profissional não atua somente em ambientes escolares, mas, também em hospitais, empresas, ONGs e outros tipos de instituições.
Como estou no quinto período de pedagogia, essas indagações me levaram a pesquisar sobre o assunto juntamente com alguns colegas de curso. Pois queremos sanar essa e outras dúvidas para que não sejamos limitados enquanto profissionais.
No site Info Escola parte de uma matéria lista as funções e áreas de atuação do pedagogo, vejamos:
Para que o pedagogo exerça de forma satisfatória as suas funções, ele deverá trabalhar de maneira determinada, para que possa identificar a realidade de cada problema, solucionando-o de forma favorável, conseguindo assim resultados que auxiliem de forma eficiente o corpo docente. De acordo com o desenvolvimento de seu trabalho podemos salientar algumas funções, como seguem:
1) desenvolver projetos educacionais de modo a contribuir com a profissionalização e crescimento dos educadores.
2) liderar em sistemas educacionais, em níveis de coordenação, supervisão ou ensino.
3) implementar, planejar, e acompanhar a qualidade e o desenvolvimento do ensino.
4) auxiliar o corpo docente conferindo-lhe maior criatividade na aplicação das disciplinas, implementar técnicas de estudo, buscar a integração da escola com a comunidade.
5) organizar os métodos de ensino, sempre almejando inovar, formar grupos de professores competentes e motivados, tendo como conseqüência uma instituição de ensino moderna e referencial.
6) identificar áreas mais “fracas” ou com resultados pobres, entrando com medidas apropriadas para sanar tais problemas.
7) construir e qualificar equipes de ensino.
8) Orientar estudantes em processo de aprendizagem, utilizando-se de métodos psicológicos e pedagógicos.
9) Orientação vocacional, ou seja, orientar jovens na escolha da profissão
10) Desenvolver programas de treinamento empresarial em recursos humanos
11) Assessorar pedagogicamente em serviços de comunicação de massa (jornais, revistas, etc.) e difusão cultural ( museus, feiras)
12) Atuar no terceiro setor (ONG’S), na coordenação de programas em saúde, trânsito, meio-ambiente, etc.
Agora, você que já entendeu um pouquinho sobre o assunto e molhou os pés nesse mar de informações, vá em frente e mergulhe de cabeça para que você descubra as maravilhas que há no fundo desse mar!
Veja a matéria na integra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.
Assim que possível atenderemos sua solicitação.
Att,
Grupo Pedagogiando Uerj