Apenas para
complementar a entrevista com o Psicopedagogo Leandro Rangel de Souza, para que
fique claro como se deu a sua formação em psicopedagogia:
Leandro cursou sua
Graduação em Pedagogia na Universidade Iguaçu (UNIG), e fez um curso de
Pós-Graduação na Universidade Cândido Mendes, em Psicopedagogia. Sendo assim,
os alunos interessados nessa área deverão fazer uma Pós-Graduação.
Segue abaixo mais
considerações de nosso entrevistado:
“A especialização
aconteceu por um dos motivos que mencionei na entrevista, que já tive
dificuldades de aprendizagem na infância, então quando compreendi esse
contexto, decidi entender esta prática e colaborar com outros tantos que vivem
o que já vivi.
A Psicopedagogia, o
curso, lhe dá direções para analisar as dificuldades e percebê-las dentro de um
contexto de associações voltadas ao comportamento do aluno, onde técnicas de
representações são apresentadas para que se possa coletar informações que
indicam se sua observação está correta sobre o diagnóstico apresentado. Enfim,
aprender a identificar as dificuldades, e as nomear é uma tarefa muito
simplista, para um profissional que terá a responsabilidade de ser uma
esperança para o sucesso escolar do aluno, e suprir as expectativas dos pais.
Infelizmente é isso que vejo nos cursos, profissionais que estudam para
identificar problemas e encaminhar para que outros possam "curar" os
alunos. Contudo, ainda esbarram na dificuldade de aprenderem isso sem prática
alguma.
Não pense que estudei
em Harvard Extension School, pois fiz na Cândido Mendes no projeto a Vez do
Mestre, que não foi diferente. O diferente é a sua pesquisa, curiosidade,
interesse, determinação e acreditar que você pode fazer diferente com a técnica
da observação associada à lógica dos fatos.
Assim, descrevo minha
especialização como uma porta aberta ao conhecimento e pesquisa, onde pude
perceber que minhas experiências profissionais me levaram a fusionar técnicas e
abordagens diferenciadas que me ajudaram a criar uma metodologia de
atendimento com bons resultados e bases teóricas bem fundamentadas para
atender um público cada vez maior de alunos com dificuldades de aprendizagem.
Onde a grande maioria dessa clientela tem apenas uma desorganização interna com
seus pensamentos, e outros que os pais vivem a vida dos filhos e não querem
vivenciar nos filhos suas frustrações do passado. Então, não fiquem somente no
que é apresentado em sala de aula, busquem ir além da sala de aula, usem os
professores para tirarem dúvidas e não para criá-las, seja um bom estudante e
não um bom aluno; o bom aluno tira boas notas e esta sempre tendo que rever
suas aulas para lembrar, já o estudante aprende para sempre.
Espero ter sido claro
e ajudado neste trabalho de grupo, estou disponível sempre que desejar.
Um forte abraço e
parabéns pela dedicação."
Novamente, nosso muito
obrigado. Suas considerações foram de muita valia e engrandeceram sobremaneira
o nosso trabalho. A forma como nos expõe a sua opinião de maneira clara e
encorajadora, nos desperta cada vez mais o interesse pela profissão de
Psicopedagogo.
Um grande abraço de
todo o Grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá,
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.
Assim que possível atenderemos sua solicitação.
Att,
Grupo Pedagogiando Uerj