quinta-feira, 28 de março de 2013


Apenas para complementar a entrevista com o Psicopedagogo Leandro Rangel de Souza, para que fique claro como se deu a sua formação em psicopedagogia:
Leandro cursou sua Graduação em Pedagogia na Universidade Iguaçu (UNIG), e fez um curso de Pós-Graduação na Universidade Cândido Mendes, em Psicopedagogia. Sendo assim, os alunos interessados nessa área deverão fazer uma Pós-Graduação.
Segue abaixo mais considerações de nosso entrevistado:

A especialização aconteceu por um dos motivos que mencionei na entrevista, que já tive dificuldades de aprendizagem na infância, então quando compreendi esse contexto, decidi entender esta prática e colaborar com outros tantos que vivem o que já vivi.
A Psicopedagogia, o curso, lhe dá direções para analisar as dificuldades e percebê-las dentro de um contexto de associações voltadas ao comportamento do aluno, onde técnicas de representações são apresentadas para que se possa coletar informações que indicam se sua observação está correta sobre o diagnóstico apresentado. Enfim, aprender a identificar as dificuldades, e as nomear é uma tarefa muito simplista, para um profissional que terá a responsabilidade de ser uma esperança para o sucesso escolar do aluno, e suprir as expectativas dos pais. Infelizmente é isso que vejo nos cursos, profissionais que estudam para identificar problemas e encaminhar para que outros possam "curar" os alunos. Contudo, ainda esbarram na dificuldade de aprenderem isso sem prática alguma. 
Não pense que estudei em Harvard Extension School, pois fiz na Cândido Mendes no projeto a Vez do Mestre, que não foi diferente. O diferente é a sua pesquisa, curiosidade, interesse, determinação e acreditar que você pode fazer diferente com a técnica da observação associada à lógica dos fatos.
Assim, descrevo minha especialização como uma porta aberta ao conhecimento e pesquisa, onde pude perceber que minhas experiências profissionais me levaram a fusionar técnicas e abordagens diferenciadas que me ajudaram a criar uma metodologia de atendimento com bons resultados e bases teóricas bem fundamentadas para atender um público cada vez maior de alunos com dificuldades de aprendizagem. Onde a grande maioria dessa clientela tem apenas uma desorganização interna com seus pensamentos, e outros que os pais vivem a vida dos filhos e não querem vivenciar nos filhos suas frustrações do passado. Então, não fiquem somente no que é apresentado em sala de aula, busquem ir além da sala de aula, usem os professores para tirarem dúvidas e não para criá-las, seja um bom estudante e não um bom aluno; o bom aluno tira boas notas e esta sempre tendo que rever suas aulas para lembrar, já o estudante aprende para sempre.
Espero ter sido claro e ajudado neste trabalho de grupo, estou disponível sempre que desejar. 
Um forte abraço e parabéns pela dedicação."

Novamente, nosso muito obrigado. Suas considerações foram de muita valia e engrandeceram sobremaneira o nosso trabalho. A forma como nos expõe a sua opinião de maneira clara e encorajadora, nos desperta cada vez mais o interesse pela profissão de Psicopedagogo.
Um grande abraço de todo o Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.
Assim que possível atenderemos sua solicitação.
Att,
Grupo Pedagogiando Uerj